Na lógica contemporânea, o conceito de responsabilidade tem conquistado seu espaço tanto na academia quanto na sociedade. Este trabalho utiliza o conceito de Responsabilidade Social a partir da Extensão Universitária, para discutir como que uma instituição de ensino superior contribui para a promoção da cidadania. O objetivo deste artigo é descrever uma experiência de extensão universitária implantada há 20 anos por alunos de mestrado e doutorado e que já capacitou mais de 800 moradores de comunidades ligadas à Arquidiocese do Rio de Janeiro para a elaboração, administração e avaliação de projetos comunitários. A pesquisa é do tipo qualitativa e tem como método a pesquisa-ação. Os resultados são divididos em três categorias: (i) benefícios para os participantes e sociedade; – capacitação e elaboração de projetos comunitários, integração e fortalecimento da comunidade; (ii) benefícios para os pesquisadores – experiência docente e pesquisa; e, (iii) benefícios para a instituição de ensino superior – pioneirismo do programa, financiamentos adquiridos e visibilidade na área.
Autores: Breno de Paula Andrade Cruz; Willian dos Santos Melo; Fernando César Benevenuto Malafaia; Fernando Guilherme Tenório
Publicação: 2011
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