O Cooperativismo de Crédito Mineiro como Fator de Inovação Social na Educação Financeira Comunitária.

O analfabetismo financeiro é um problema no Brasil, e medidas propostas pelo legislativo buscam tratar a educação financeira como uma política pública. No entanto, é preciso que o Estado atue de forma integrada com organizações não estatais para fortalecer a comunidade e construir uma sociedade mais equitativa. As cooperativas, especialmente as de crédito, têm potencial para criar e disponibilizar iniciativas inovadoras que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados e comunidades, ações que podem ser consideradas como inovações sociais. Neste âmbito, este artigo analisa se as ações das cooperativas de crédito registradas na Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) podem ser consideradas como fator de inovação social no combate à ausência de educação financeira nas comunidades. A pesquisa utiliza revisão bibliográfica e metodologia quantitativa com a aplicação de questionários a dirigentes das cooperativas e realiza a análise de dados por meio de tabelas de frequência. Também é utilizada uma etapa qualitativa por meio de análise de informações disponíveis nos sites das cooperativas e de instituições representativas do cooperativismo de crédito mineiro. Os principais resultados mostram que as cooperativas de crédito são importantes na implementação deações socialmente inovadoras relevantes para a educação financeira nas comunidades. Foram identificadas características da inovação social em seus projetos e/ou ações, como o empoderamento dos beneficiários, aumento do bem-estar social e maior participação destes junto às suas cooperativas.

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - ENAPEGS, 2023.