Dr. Sérgio Luís Allebrandt
Universidade Regionado do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Bolsista Produtividade em Pesquisa N-2 do CNPq. Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010), Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV (2001), pós-graduado em Administração Pública pelo CPGA/UFSC (1987), especialista em Contabilidade pela UNIJUÍ (1983), Licenciado em Ciências Químicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (1977) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis de Ijuí (1979). Professor Titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado (PPGDR/UNIJUÍ). Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC), criado em 2002. Editor da Revista Científica Desenvolvimento em Questão, Editor Convidado da Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial, Editor da Coleção Gestão e Desenvolvimento da Editora UNIJUÍ; membro do Conselho Editorial do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul. Foi Coordenador do PPGDR/UNIJUÍ de 01/01/2019 a 31/12/2022; Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território do PPGDR de 2012 a 2018; Vice-reitor de Administração da Unijuí de 1990 a 1998; diretor Executivo da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE) de 1978 a 1981 e de 1990 a 1998; Diretor do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional de 1999 a 2004. Exerceu os cargos de Secretário Geral, Secretário da Fazenda e do Gabinete de Orçamento e Planejamento no município de Ijuí/RS entre 1988 e 1990. Foi presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial (Corede) de 2011 a 2016, do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (2012-2014). Integrou a diretoria do Fórum dos Coredes do RS e a Comissão Estadual da Consulta Popular (2011-2015). Principais áreas e temas de interesse no ensino, pesquisa e extensão: Administração Pública e Desenvolvimento; Capacidades Estatais Municipais; Governança e Gestão Social do Desenvolvimento; Políticas Públicas e Gestão do Território; Dimensões e Escalas do Desenvolvimento; Estado, Democracia, Políticas Públicas; Cidadania Deliberativa; Esfera Pública; Conselhos Gestores de Políticas Públicas; Participação da Sociedade Civil na Gestão Pública; Transparência, Accountability e Controle Social de Políticas Públicas; Desenvolvimento Regional; Planejamento Urbano e Regional; Planejamento e Orçamento Participativos; Cidades (Inter)Médias; Cidades Inteligentes; Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais; Métodos Qualitativos Aplicados.

Produção acadêmica e científica relacionada ao associado.
Selecionar tipo de publicação:
Artigos completos em periódicos
07/2023
O pensamento da CEPAL para o desenvolvimento regional: interfaces com a gestão social.
Este ensaio tem como objetivo analisar o desenvolvimento histórico do pensamento cepalino nos períodos estruturalista e neoestruturalista. Nesse sentido, são descritas as principais alterações ocorridas desde 1948, quando os estudos estavam ainda muito focados na industrialização como sinônimo de Desenvolvimento. Com o passar dos tempos, principalmente após os anos 1990, os estudos incluíram elementos estruturais, ... O pensamento da CEPAL para o desenvolvimento regional: interfaces com a gestão social.
Artigos completos em periódicos
09/2011
A gestão social no contexto do Programa Territórios da Cidadania: os casos dos municípios de Braga, Campo Novo e Coronel Bicaco-RS
Este artigo analisa os processos de gestão social nos municípios gaúchos de Braga, Campo Novo e Coronel Bicaco, bem como sua relação com o programa federal Territórios da Cidadania. Os municípios objeto do estudo integram o Território da Cidadania Noroeste Colonial. O objetivo foi averiguar que avanços a gestão social tem produzido em termos de ... A gestão social no contexto do Programa Territórios da Cidadania: os casos dos municípios de Braga, Campo Novo e Coronel Bicaco-RS
Livro
2018
Controle social de territórios: teoria e prática
Fernando Guilherme Tenório; Sérgio Luís Allebrandt (Org.). Controle social de territórios: teoria e prática. Ijuí: E. Unijuí, 2018, v. 2.