Apresentação

O Instituto de Gestão Social (IGS) é constituído por pesquisadores e pesquisadoras de formação interdisciplinar com foco no desenvolvimento epistemológico da gestão social, nas práticas de ensino e de comunicação pública desta área de conhecimento.

O IGS tem como objetivos gerais:
I. Realizar pesquisas, ensino, assessorias, consultorias e comunicação pública da área de conhecimento científico em gestão social.
II. Atuar como organismo de pesquisa e de assessoria, podendo produzir estudos, material educativo sobre gestão social e suas áreas correlatas, tais como economia social e solidária, cooperativismo popular, dentre outras, analisar e divulgar informações sobre essa área de conhecimento científico nas esferas públicas.
III. Promover ações direcionadas para o fortalecimento da democracia participativa e/ou deliberativa, bem como estimular o exercício da cidadania deliberativa, buscando consolidar os direitos civis, políticos, sociais e republicanos.
IV. Organizar, incentivar, participar e promover a realização de cursos, eventos, congressos, seminários, palestras, debates, grupos de estudos, material educativo, audiovisual, entre outras atividades, que tenham por foco contribuir com os objetivos, finalidades e áreas de interesse do IGS.
V. Estimular a participação da sociedade civil organizada nos processos de formação de esferas públicas temáticas, por meio de fornecimento de informações fundamentadas no conhecimento científico, no sentido de se tornarem capazes de influenciar decisões políticas voltadas para a construção do bem comum e do interesse público.
VI. Elaborar e executar projetos de desenvolvimento territorial e socioambiental em que a sociedade seja protagonista das ações públicas e que contribuam para a realização dos interesses comuns.
VII. Promover ações sociais a favor: do meio ambiente; do patrimônio público, artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico e social; do equilíbrio climático; da economia social, solidária e do cooperativismo popular; dos movimentos sociais; dos direitos de grupos raciais, de gênero, étnicos ou religiosos; da ética, da paz, da cidadania deliberativa e dos direitos humanos; da democracia participativa e da deliberativa e dos valores éticos universais.